terça-feira, 10 de novembro de 2009

Invasões Francesas em Estarreja e Murtosa

.
«A maior parte das pessoas foram mortas a tiro, mas nalguns casos houve especial crueldade, como o de uma menina de 7 anos afogada e um mentecapto cortado aos bocados pelas espadas dos invasores.»
Guerra Peninsular. – A época vulgarmente designada por invasões francesas compreende o período durante o qual Portugal e Espanha combateram os exércitos de Napoleão na Península Ibérica, conflito a que se dá o nome de Guerra Peninsular (1807-1813).

Da participação dos actuais concelhos de Estarreja e Murtosa constam: as contribuições em 1808 para o esforço de guerra, em cavalos ou destinadas à sua compra, com destaque para a oferta do Prior de Salreu; diversos combatentes originários de ambos os concelhos; e a edificação em 1819 da capela de Nossa Senhora das Necessidades, na Póvoa de Baixo, pelo Alferes Manuel Marques Pires, aprisionado pelo exército francês e reconhecido à Santa pela graça de regressar à liberdade.



Segunda invasão a Portugal. – Das três incursões francesas a Portugal, a segunda (1809) conseguiu ocupar o norte do país, estabelecer “capital” no Porto sob as ordens do Marechal Soult, e avançar até às margens do rio Vouga. O Porto ficou sob o controle francês de 29.3.1809 a 12.5.1809.

Nos limites a sul da ocupação encontrava-se uma divisão de cavalaria do General Franceschi, instalada em Albergaria-a-Nova. Daí se deslocaram militares aos concelhos de Estarreja e Murtosa, onde praticaram roubos e violências de diversa ordem. A maior parte do povo fugiu para lugares distantes ou manteve-se dentro de barcos na ria.

Alguns franceses devem ter-se instalado precariamente em Salreu, possivelmente na Quinta dos Menezes (Casa do Santo). Como objectivo estaria o aproveitar da posição estratégica da Senhora do Monte, para vigiar eventuais manobras do exército Anglo-Luso na ria.

Durante o período de ocupação francesa houve múltiplas mortes populares, principalmente nas freguesias de Salreu e Beduído. Só em Salreu morreram mais de 60 pessoas, quase todas da terra e no mesmo dia, 16 de Abril de 1809. É possível que uma boa parte tenha sido sepultada numa vala comum, nas proximidades da Fonte do Picoto. Nestas vítimas encontrarão muitos dos salreenses de hoje antepassados seus.

A retirada francesa de Albergaria ocorreu na manhã de 10 de Maio de 1809, quando se deu o ataque do exército Anglo-Luso.

In "O Jornal de Estarreja", n.º 4474, 24.4.2009, p. 5; e
"Terras de Antuã", III, 2009, pp. 105-106
.

Sem comentários:

Enviar um comentário