sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Livro “A Terra Marinhoa na Idade Média” é editado pela Junta de Freguesia de Veiros

.
O livro “A Terra Marinhoa na Idade Média”, da autoria de Marco Pereira, é apresentado a 21 de Agosto de 2010, às 18 horas, na nova sede da Junta de Freguesia de Veiros, que promove a edição. O estudo histórico é o resultado de anos de pesquisa, repartida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Biblioteca Nacional de Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivo da Universidade de Coimbra, Arquivo Distrital do Porto, entre outros.

A chamada Terra Marinhoa, que é alvo do estudo, corresponde ao concelho da Murtosa, mais as freguesias de Veiros e Pardilhó do concelho de Estarreja. Em 1250 D. Afonso III confirmou o aforamento colectivo de «Veeyros», outorgado por D. Sancho I em 1210, que constitui a primeira referência escrita à Terra Marinhoa. Outros aforamentos colectivos viriam a ser promovidos pelo Mosteiro de Arouca, donatário da terra desde 1257, no sul de Veiros (1274) e da Murtosa (1286). A população ocupou assim, inicialmente, as terras junto à antiga foz do Vouga, o que assegurava melhores comunicações.

A primeira notícia do Bunheiro data de 1378, quando dois pescadores dali foram demandados pelo Mosteiro de Arouca, por pescarem e venderem dois golfinhos, sem pagar a terça parte devida ao Mosteiro. Nesta freguesia mencionam-se salinas em 1707, época muito recente para as haver no norte da ria de Aveiro.

No início do século XVI a introdução do milho grosso, fruto das descobertas marítimas portuguesas, transformou a paisagem e contribuiu para o aumento da população (afectada nos séculos anteriores pela Peste Negra), substituindo a até aí cultura dominante do trigo. É por essa altura que se estabelecem as primeiras igrejas.

Do lado oposto da ria, na região onde actualmente se ergue a Torreira, criavam-se na Idade Média cavalos e vacas. Apresenta-se enfim informação de interesse arqueológico, que contribui para a medição da idade da ria de Aveiro.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário