sábado, 22 de agosto de 2015

São Miguel de Fermelã

O S. Miguel Arcanjo, titular da igreja de Fermelã, celebra-se no dia 29 de Setembro, o mesmo da festa litúrgica dos arcanjos S. Gabriel e S. Rafael. Nesta ocasião realiza-se também em Fermelã a Feira das Cebolas, de antiga tradição, como a que em Setembro costumava fazer-se em Aveiro. A uma e outra acorriam as lavradeiras de Veiros, para vender as cebolas que em grande quantidade se cultivavam na sua freguesia. Coincide o S. Miguel com a época das colheitas, sobrepondo-se ao ciclo anual agrícola e às celebrações pagãs da antiguidade que nele se baseavam.

Nas Inquirições de 1220 há referência à igreja de S. Miguel, onde então paroquiava Pelagius petriz: «De fermella Pelagius petriz prelatus». O pároco era nessa remota época escolhido pelos seus parentes ou paroquianos, como diz a mencionada Inquirição: «de patronatu ipsius ecclesie dixerunt quod clerici cum suis consanguineis sunt inde patroni». Da eleição dos priores (o título do pároco alterna na documentação antiga entre vigário, prior e reitor) pelos paroquianos, passou depois o padroado para as mãos dos senhores de Angeja. Foi justamente o senhor de Angeja, João de Albuquerque, cavaleiro da casa del rei e do seu conselho, que com sua mulher, D. Helena, doaram em 1468 o padroado da igreja de Fermelã ao Mosteiro de Jesus de Aveiro. Já naqueles finais do século XV o Mosteiro de Jesus de Aveiro recebia pelo S. Miguel, em Setembro, parte dos direitos eclesiásticos que lhe assistiam em Fermelã. Manteve-se o padroado na posse do Mosteiro até à extinção dos padroados, no século XIX, pela legislação liberal de D. Pedro IV.

No Antigo Regime eram anexas à matriz de S. Miguel de Fermelã as igrejas de Nossa Senhora das Neves (Angeja) e S. Tomé (Canelas), para as quais o reitor de Fermelã nomeava curas. Por sinal Canelas só na segunda metade do século XVII conquistou este primeiro sinal de autonomia, como curato com igreja própria debaixo da autoridade do reitor de Fermelã, não passando de lugar antes disso.

O Jornal de Estarreja, n.º 4671, 27.9.2013, p. 16

Sem comentários:

Enviar um comentário