segunda-feira, 29 de maio de 2017

Ribeira de Mourão (Avanca)



Fotografia da Chalupa Estevam (1904).

Painel de azulejo alusivo ao S. Paio dos Ógados, existente na Ribeira de Mourão.

É a única ribeira da freguesia de Avanca, onde se situa a fronteira comum com as freguesias de Pardilhó e Válega. O nome Mourão deve-se provavelmente às estacas no cais onde se fixavam os barcos.

Num recanto próximo encontra-se uma antiga fonte e lavadouro (existem vários nos arredores), com a particularidade de possuir um painel de azulejo alusivo ao S. Paio dos Ógados. Há algumas décadas atrás, quando findava a festa do S. Paio da Torreira e os barcos regressavam aos esteiros de onde haviam partido, havia uma outra festa, o S. Paio dos Ógados, que juntava aqueles que não tinham podido ir à Torreira aos que de lá vinham.

Aqui terá visto a água pela primeira vez uma das primeiras embarcações de recreio da Ria de Aveiro, a chalupa Estevam. Construída em 1904 num armazém em Avanca (onde depois se instalou a empresa Janeves), por Francisco Nunes de Matos (Fateixas), um dos principais construtores navais de Pardilhó. Quem a encomendou foi Matheus Soares Belo, um murtoseiro que emigrou e enriqueceu no Brasil, tendo-se radicado em Avanca quando regressou a Portugal. Ficou guardada a fotografia da embarcação na família, pertencendo hoje ao Eng. Avenilde Valente, neto do primeiro proprietário.

In “Ribeira de Mourão” [folheto turístico desdobrável], Junta de Freguesia de Avanca/Ventos da Ria, Junho de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário